Silva Empresa Contábil

Notícias Empresariais

NOTÍCIAS - Despesas mensais: conheça o método 50-15-35

Publicada em 22 de outubro de 2021

O que mais existe hoje no mercado financeiro são técnicas e mais técnicas para manter sob controle as despesas mensais. No entanto, não são todas que funcionam, certo? Algumas até parecem boas, mas no fundo não são muito realistas.

Notícias relacionadas

Por isso, separamos hoje para você um método que funciona e que pode te ajudar a economizar e a rever suas despesas mensais. Trata-se da técnica 50-15-35.

Vale lembrar que apesar de ser uma técnica que funciona, é necessário analisar como andam suas despesas e ver se essa é uma realidade que cabe no seu estilo de vida. 

Os números 50-15-35 se referem a divisões que você pode realizar dentro das suas despesas mensais, sendo elas gastos essenciais, prioridades financeiras e estilo de vida. 

Nesse sentido, veja como ficam as divisões:

Agora veja abaixo e conheça quais gastos se encaixam em cada categoria.

Gastos essenciais:

Como o nome já presume, os gastos essenciais são aqueles que não podem ser deixados de lado na hora que chega o pagamento. Gastos como o aluguel, plano de saúde, contas essenciais como água, gás e energia. 

Nessa lista também podem entrar despesas mensais como a mensalidade da escola ou faculdade, transporte público, abastecimento de combustível do carro ou moto, entre outros gastos que você identificar como essenciais para a sua vida.

O ideal é que gastos essenciais ocupem 50% do seu orçamento. Caso o seu consumo seja menor que 50%, você pode remanejar para outras áreas como prioridades financeiras ou estilo de vida. 

Mas caso você identifique que esses gastos consomem mais que 50% das suas despesas mensais, o jeito é reorganizar suas contas e rever o seu padrão de vida.

Prioridades financeiras:

 

Já na categoria de prioridades financeiras se encontram dois tipos de contas. As dívidas que você precisa quitar ou um valor que você gostaria de economizar nas suas despesas mensais para investir, por exemplo. 

E, embora os gastos essenciais pareçam ser o mais importante, as prioridades financeiras também não ficam para trás. São elas que garantem que o seu nome continuará limpo ou que ajudará você a estabelecer a sua reserva financeira.

Então, caso você seja uma pessoa que possui poucas dívidas, separe um pouco de dinheiro dentro das suas despesas mensais e pense em possibilidades de investimento. 

Atualmente, existem várias possibilidades de investimento que podem começar com R$ 100. Sendo assim, caso os seus 15% permita, separe dinheiro para aplicações. 

Estilo de vida:

Por último, mas não menos importante, temos os 35% de estilo de vida. E aqui, você pode incluir despesas com cultura, seus hobbies, dinheiro para comer fora ou pedir aquele delivery no final de semana, academia, comprar roupas e outras atividades que você considera importante para o seu lifestyle. 

Mas, vale ressaltar que, essas despesas mensais são secundárias e precisam vir depois dos gastos essenciais e prioridades financeiras. Nesse sentido, deixe para resolver depois os gastos com essa categoria, tudo bem?

Quais são os objetivos desse método de despesas mensais?

O método 50-15-35 serve, principalmente, para você enxergar melhor quais são as suas despesas e para onde vai o seu dinheiro. Porém, esse método serve para outras coisas. 

Observe abaixo no que mais ele pode te ajudar:

Fonte: Terra

Voltar para a listagem de notícias